Buscar
  • Roberta Esteves Vieira de Castro

Cinco dicas para seu bebê dormir por mais tempo durante a noite


Quando o bebê nasce, os pais costumar se preocupar muito com o soninho dele, desde a vontade de saber se ele está dormindo o suficiente até se perguntar se o pequeno deve ser acordado para mamar.

Se você está se sentindo sobrecarregada, tentando encontrar novas maneiras de fazer seu bebê dormir mais, leia as cinco dias que deixo a seguir. Essas orientações, quando usadas de forma consistente, ajudam crianças e pais a terem um sono noturno melhor e por mais tempo durante a noite.


1. Cuide do ambiente de sono do bebê

A primeira coisa que precisamos considerar ao preparar as crianças para a cama é o ambiente de sono que estamos criando para elas. Isso é o que prepara o cenário e envia o sinal para o seu bebê de que é hora de dormir. Sempre mantenha o quarto fresco, escurinho, silencioso, seguro e com poucos brinquedos.


2. Crie uma rotina consistente

Pesquisas atuais mostraram que a implementação de uma rotina de sono ajuda seu bebê a dormir por mais tempo, além de diminuir os despertares noturnos. Se você se sentir sobrecarregada criando uma rotina para dormir, lembre-se de que não precisa ser complicado! Esforce-se para levar de 20 a 40 minutos todas as noites, completando apenas 5 a 6 etapas com seu filho.


3. Coloque a criança para dormir mais cedo

Definir uma hora de dormir para o seu filho evita que ele fique excessivamente cansado e promove períodos mais longos de sono noturno consolidado. Como os cochilos variam com a idade, ter uma hora de dormir definida permitirá que seu bebê tenha a oportunidade de obter todas as suas necessidades de sono! Para bebês pequenos, é perfeitamente normal que a hora de dormir do seu bebê seja mais tarde, para estar mais de acordo com quando você vai dormir. A hora de dormir se tornará mais cedo à medida que as sonecas do seu bebê fazem a transição e suas janelas de vigília se estendem.

Exemplos de horas ideais para dorm

  • Bebês de zero a oito semanas 20-22h;

  • Bebês de 8-12 semanas - 20-21h ;

  • Para bebês de 3 meses ou mais - 19-20h.


4. Evite deixar seu bebê com sono excessivo

Entender a diferença entre acordado e sonolento é fundamental. Se o seu bebê estiver sonolento durante a rotina de dormir, ele já começou a jornada para dormir. Quando seu bebê começar a adormecer em seus braços, ele provavelmente acordará quando você o deitar, então você se vê começando tudo de novo. Ou se eles conseguirem dormir, quando acordarem naturalmente à noite, ainda precisarão de sua ajuda para ficar sonolentos novamente. Colocar seu bebê no berço bem acordado irá ajudá-lo a se acomodar em seu ambiente de sono e adormecer de forma independente, permitindo que ele descubra suas próprias técnicas calmantes.


5. Coloque seu filho ainda acordado no berço/cama

Imagine que você está assistindo TV no sofá, adormece e, quando acorda, não está mais no sofá, mas na cama. Você estaria se perguntando como chegou lá, e seria difícil voltar a dormir. O mesmo vale para o seu pequeno! Se eles adormecerem em seus braços sendo embalados ou alimentados e depois acordarem no berço, eles podem ficar alertas e a experiência pode ser bastante estimulante para eles. Para bebês com menos de 4 meses de idade, ir para a cama acordado pode ser difícil no começo, mas pratique o máximo que puder e ficará mais fácil!


A CHAVE É SER CONSTANTE!

Quando se trata de implementar essas cinco etapas, lembre-se que a consistência é fundamental! Nenhuma mudança acontecerá da noite para o dia e pode até ser difícil ao implementar essas etapas pela primeira vez. Eles são novos para todos vocês! Se você não tiver sucesso na primeira noite, não perca a esperança. Continue tentando e seja o mais consistente possível em seus esforços. Você e seu bebê chegarão lá, basta acreditar e praticar!


Alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários :)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo