Buscar

Como cortar as unhas do bebê?

Você não precisa cortar as unhas do bebê com muita frequência, mas elas crescem muito rápido, então você pode apará-las conforme necessário, usando uma tesoura ou um cortador de unhas (todos os dois para bebês).

As unhas dos bebês recém-nascidos devem ser mantidas sempre curtinhas e limpas, para evitar que eles se machuquem. O corte mais adequado é em linha reta, com pouca profundidade. Cuidado para não fazer um corte convexo, pois essa é a causa mais frequente de unha encravada! Como as unhas dos bebês têm uma tendência a serem mais fininhas, podem ficar com umas arestas sobrando e ficarem mais irregulares também na sua parte mais distal. Com isso, a unha pode acabar agarrando nos tecidos. Dessa forma, uma lixa suave (polidor de unhas para bebês) pode ser usada delicadamente para diminuir esse risco da unha ficar agarrada nas roupas e etc. Atenção deve ser dada ao hiponíquio ("sabugo"): ele pode ser mais grudadinho na porção distal da unha. É importante que os pais saibam desse detalhe para evitar qualquer tipo de acidente durante o corte.

Tente cortar as unhas do seu bebê quando ele estiver dormindo, calmo ou sonolento.

Algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Certifique-se que o ambiente esteja com bastante luz, para que você possa enxergar bem;

  • Chame outra pessoa para te ajudar - uma segura seu bebê enquanto a outra apara as unhas;

  • Puxe suavemente o dedo do seu bebê para longe da unha para evitar cortar a pele;

  • Apare as unhas em linha reta para evitar unhas encravadas.

Agora, vou deixar umas dicas para manter seu bebê feliz enquanto você corta as unhas dele:

  • Fale com calma ou cante para seu bebê;

  • Tente distraí-lo com um brinquedo ou uma atividade (isso geralmente funciona bem com bebês mais velhos);

  • Envolva seu bebê na atividade, fazendo disso uma brincadeira;

  • Elogie seu bebê por ajudá-la a terminar (isso pode ajudá-los a se sentirem bem em relação ao trabalho realizado).

Se você acidentalmente cortar a pele do seu bebê e ele sangrar, pressione suavemente uma toalhinha limpa ou uma toalha de papel limpa no corte até que o sangramento pare. Não coloque um curativo porque seu bebê pode colocá-lo na boca. Se você não estiver confortável com isso e/ou se estiver sangrando muito, comunique o pediatra do seu bebê e leve-o para atendimento médico.


Referências:

1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. "Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido". 2019-2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br

Acesso em: 08/09/2021

2. RAISING CHILDREN. "Trimming baby nails". 2020. Disponível em: https://raisingchildren.net.au/babies/health-daily-care/hygiene-keeping-clean/trimming-nails Acesso em: 08/09/2021

3. Foto: Canva

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo