Buscar
  • Roberta Esteves Vieira de Castro

Como fazer a higiene nasal do bebê?

Atualizado: Set 11




Por que lavar o nariz da criança?

A congestão nasal é irritante em todas as idades, mas os bebês são incapazes de cuidar do problema sozinhos. A respiração dos bebês (principalmente dos menores de dois meses) é predominantemente nasal: os bebês não conseguem respirar pela boca como nós, quando estamos com o nariz entupido. Tratar a congestão nasal do seu bebê é importante para que ele possa respirar facilmente pelo nariz, especialmente durante a amamentação.


Como saber se o bebê está com o nariz entupido?

Frequentemente, o muco fica visível para os pais, tanto dentro da narina quanto ao redor do nariz. No entanto, às vezes, a congestão nasal pode deixar o bebê com roncos, respiração ruidosa ou ele pode ficar muito irritado.


O que causa a congestão nasal?

Uma variedade de condições podem fazer com que o nariz fique entupido, como resfriado comum ou gripe, exposição ao ar seco, alergias, desvio de septo e exposição a poluentes. No entanto, os bebês são mais propensos a congestão nasal do que crianças mais velhas ou adultos, pois suas vias nasais são pequenas e precisam de tempo para se desenvolver. Na maioria dos casos, o congestionamento é leve e resolve com lavagem nasal.


Quando fazer a lavagem nasal da criança?

A lavagem nasal deve ser feita uma ou duas vezes ao dia (de preferência duas vezes), podendo ser repetida quantas vezes forem necessárias, principalmente durante o inverno, a primavera e durante processos infecciosos, como gripes e resfriados, por exemplo. Eu sempre recomendo que uma dessas vezes seja durante o banho (o banho morninho ajuda a remover a secreção porque a deixa mais molinha).


Qual produto usar para fazer a lavagem nasal da criança?

Não existem dados científicos suficientes para liberar o uso de descongestionantes nasais chamados simpatomiméticos em crianças com menos de 12 anos de idade. Isso porque esses medicamentos têm ação prolongada e podem levar a efeitos colaterais, como congestão nasal "de rebote", pressão alta, batimentos cardíacos acelerados, dor de cabeça, diminuição da temperatura, depressão respiratória e até mesmo coma. Dessa forma, a lavagem nasal com solução salina é a alternativa segura e eficaz para higienização nasal de recém-nascidos, bebês e crianças menores de 12 anos. As soluções salinas são disponíveis em diferentes concentrações e formulações de sal: as mais seguras e utilizadas são as soluções hipertônicas (3% - um pouco mais irritantes para a mucosa do nariz) ou isotônicas (soro fisiológico 0,9%). Eu, particularmente, sempre dou preferência para começar com soro fisiológico. Além disso, podem variar em apresentações de spray, aerossol ou líquida.

Atenção: o soro fisiológico pode ser guardado em geladeira por 1 semana, mas eu prefiro que utilize as ampolinhas descartáveis e que não aplique o soro gelado.


Como fazer a lavagem nasal do seu filho?

A forma mais comum de lavar o nariz da criança é usando soro fisiológico 0,9%. Para a lavagem com soro, você pode utilizar uma seringa de plástico (de preferência, de bico, pois a seringa de rosca pode machucar o narizinho). Para tanto, você precisa encher a seringa com o soro e aplicar em um jato forte em uma das narinas. Nem sempre a secreção vai sair pela outra narina, e está tudo bem, não tem problema se engolir. É importante ir repetindo esse método até que a secreção fique transparente. Depois, é só fazer na outra narina. Em recém-nascidos e bebês pequenos, você pode usar 1 mL em cada narina. Em bebês e crianças maiores, pode-se usar 3 mL e 5 mL em cada narina, respectivamente. No início, se você se sentir insegura, faça a lavagem com menos volume e menor pressão. Conforme a criança for se acostumando (e os pais também), a quantidade de soro pode ser aumentada. Ah, direcione a seringa, para o "ossinho do meio" do nariz!

Por fim, lembre-se de deixar a criança sentada ou em pé, para que o líquido não reflua para a tuba auditiva (não fazer com a criança na posição deitada).


Posso usar um aspirador nasal de borracha?

Pode sim, se a secreção estiver mais espessa (grossa). O aspirador suga a secreção de dentro da narina do bebê. Existem dois tipos: o de bulbo e o de sucção.

O aspirador de bulbo tem o formato de uma pera. Para usá-lo, basta colocar um pouco de soro fisiológico em uma das narinas do bebê, apertar o bulbo do aspirador para retirar o ar de dentro dele e mantê-lo apertado. Insira a ponta do bico do aspirador dentro da narina que você aplicou o soro e solte o bulbo para sugar a secreção (isso mesmo: você entra com o bulbo apertado e solta devagar na narina, para não machucar). Lave o bico com água corrente e sabão. Depois, deve-se repetir o processo na outra narina. É importante lavar sempre o aspirador com água corrente e sabão e deixar secar.

O aspirador de sucção pode ser usado da seguinte forma: coloque um pouco de soro fisiológico em uma das narinas do bebê e, depois, o tubinho. É preciso tampar a outra narina do bebê com o seu dedo. Você vai sugar, com sua boca, na outra extremidade do tubinho. Lembre-se que esse tipo de aspirador tem uma trava que não permite que a secreção chegue na sua boca. Lave o tubinho com água corrente e sabão. Após, deve-se repetir o processo na outra narina.

Use esses métodos de 2 a 3 vezes ao dia, para não machucar as narinas do seu bebê. Cuidado para não deixar resíduos de sabão, higienize e deixe secar sempre para evitar mofo.


Referências

1. SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO. "Higienização nasal e o sono do bebê

e da criança". 2016. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec_74_Sono.pdf Acesso em: 07/09/2021

2. MATERNIDADE DOMINGOS LOURENÇO. "Sem mistério: aprenda a limpar o nariz de bebê recém-nascido". 2018. Disponível em: https://blog.domingoslourenco.com.br/sem-misterio-aprenda-a-limpar-o-nariz-de-bebe-recem-nascido/ Acesso em: 07/09/2021

3. HEALTHLINE. "Cleaning Baby’s Nose: Your How-To Guide". 2020. Disponível em: https://www.healthline.com/health/baby/cleaning-babys-nose#see-your-doctor Acesso em: 07/09/2021

4. Foto: Canva







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo