Buscar
  • Roberta Esteves Vieira de Castro

Cuidados com o coto umbilical

Atualizado: Set 4

O coto umbilical

Durante a gravidez, o cordão umbilical fornece nutrientes e oxigênio parao bebê em desenvolvimento. Após o nascimento, ele não é mais necessário(pois o bebê começa a respirar sozinho) e, por isso, é clampeado e cortado da placenta. Dessa forma, não recebe mais oxigênio e mumifica, ficando um pedacinho, chamado de coto umbilical. Em geral, a queda do coto umbilical ocorre entre 5 e 9 dias de vida do bebê, mas pode demorar umas três semanas. Antes de cair, pode haver um pequeno sangramento, mas é normal.

Após o nascimento, o coto começa a secar e fica com uma aparência branco-azulada. Já no segundo dia de vida, ele começa a escurecer até ficar preto e, assim, vai se preparando para cair.

Cuidados com o coto

Antes de mexer no coto, lave sempre as mãos com água e sabão.

Recomenda-se manter o coto sempre limpo e seco. Essa medida reduz os riscos de tétano neonatal.

Faça a limpeza ao redor do coto utilizando um cotonete embebido em álcool a 70% com movimentos circulares, até que toda a sujeirinha saia.Limpe também o coto usando também cotonete e álcool a 70%. Não fique com medo de mexer no coto: o tecido está sem vida, então o bebê não sente dor.

Limpe o umbigo a cada troca de fraldas. Recomendo que utilize o álcool a 70% três vezes ao dia.

Importante!!!

  • Não coloque nenhum tipo de objeto, como faixas, curativos oclusivos e moedas, por exemplo, para cobrir o coto;

  • Não ponha nenhum produto em cima do coto, como pó de café, po rexemplo;

  • Nunca puxe o coto umbilical, mesmo se ele estiver parecendo soltinho;

  • Depois que o coto cai, o umbigo passará por um processo demorado decicatrização, e pode ficar meio estufado mas, na maioria das vezes,regridede forma espontânea;

  • Lembre-se da troca frequente de fraldas após o bebê fazer xixi ou cocô;

  • Procure atendimento médico se observar vermelhidão da pele em voltado coto e/ou presença de pus ou secreção com cheiro ruim no local.

Referências

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo