Buscar
  • Roberta Esteves Vieira de Castro

Cuidados com os cabelos do bebê recém-nascido



Quando começar a lavar os cabelos do bebê?

Você pode lavar o cabelo do seu bebê imediatamente após o nascimento (em geral, o primeiro banho é dado no hospital após seis a 24 horas de vida). Mas talvez você esteja hesitante em lavar o cabelo do seu bebê depois de voltar para casa do hospital. No entanto, com algumas dicas, não há nada para se estressar!

Em que momento eu devo lavar os cabelinhos do bebê?

Eu recomendo durante o banho. Se não houver problemas no couro cabeludo, não há necessidade de lavar com xampu diariamente. O xampu alguns dias na semana é recomendado para bebês que têm muitos cabelos ao nascer.

Os recém-nascidos não precisam de banho todos os dias e, na verdade, só é necessário lavar o cabelo duas vezes por semana. Porém, mesmo que seu bebê não tenha muito cabelo, ainda é importante lavar delicadamente o couro cabeludo para se livrar do excesso de óleo. Se você achar que o cabelo do seu bebê pode precisar de uma pequena limpeza fora do banho, você pode simplesmente usar uma toalha e água. Molhe o pano e torça-o, em seguida, limpe suavemente o cabelo do seu bebê.


Que produtos posso usar para lavar os cabelos do bebê?

A pele das crianças, em especial dos recém-nascidos, é mais fininha e muito sensível. Portanto, os produtos infantis devem ter menos substâncias químicas que possam provocar irritação e futuras alergias.

Todos os produtos de higiene infantis, incluindo xampus, precisam passar por testes que avaliam a segurança do consumidor, verificando, por exemplo, seu potencial de irritar a pele e de causar algum tipo de reação alérgica. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina regras mais rigorosas para liberar o uso de produtos para as crianças. Dessa forma, é muito importante que, antes de comprar qualquer produto de higiene infantil, os pais devem conferir se ele é liberado pela Anvisa. Além disso, devem também ainda checar se esse produto é adequado à idade da criança. Por fim, mesmo analisando tudo isso, os pais devem sempre procurar a orientação do pediatra! Quanto mais cedo uma criança for exposta a uma variedade de produtos, maior a chance de sensibilização, isto é, maior a chance de evoluir com irritações na pele e alergias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os cuidados com o couro cabeludo e com os cabelos dos bebês recém-nascidos segue os mesmos princípios dos cuidados com a pele. Inclusive, o mesmo produto pode ser usado!

Os xampus infantis são distintos dos xampus para adultos, por apresentarem um índice de irritação dos olhos mais baixo, além de ter pH e concentração de sal bem parecidos com os de da lágrima! No entanto, sua utilização nos bebês é uma questão de opção da família ou preferência cultural. Os pais devem sempre escolher produtos suaves para pele e que não sejam irritantes para os olhos!

Veja também o post que escrevi sobre banho do bebê! https://www.drarobertapediatra.com.br/post/o-banho-do-rec%C3%A9m-nascido


Referências

1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. "Atualização sobre os Cuidados com a Pele

do Recém-Nascido". 2019-2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br Acesso em: 11/09/2021

2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. "Uso de cosméticos em crianças: o que os pais devem saber?". 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/uso-de-cosmeticos-em-criancas-o-que-os-pais-devem-saber/

Acesso em: 11/09/2021

3. MOM LOVES BEST. "How to Wash Newborn Hair". 2021. Disponível em: https://momlovesbest.com/wash-baby-hair Acesso em: 11/09/2021

10 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo