Buscar
  • Roberta Esteves Vieira de Castro

Seu bebê geme e se contorce para fazer cocô?

Atualizado: 30 de jan.


Seu bebê geme e se contorce quando está tentando fazer cocô?


Calma, você não está sozinha! Muitas mães também têm essa queixa. Existe uma condição que afeta muitos bebês, a DISQUESIA. Quando o bebê se contorce e geme para fazer cocô, não significa que ele esteja com dor, principalmente quando o cocô sai molinho.


Mas por que essa disquesia (nome difícil mesmo) acontece e o bebê fica gemendo e se contorcendo todo para fazer cocô?


O bebê precisa de muita coordenação entre o cérebro e os músculos da evacuação. O bebê tem um reflexo de evacuação descontrolado e os músculos do ânus não relaxam no momento adequado, então ele empurra com força um músculo que todos nós temos, chamado diafragma (entre o peito e o abdome) e os músculos da barriga, enquanto mantém o ânus fechado. O bebê faz isso várias vezes sem resultados, daí vem a contorção e os gemidos.


Em torno de 10 minutos ou mais (depende de cada bebê), os músculos relaxam com o esforço do bebê e o cocô vem. Seu bebê pode até chorar para ajudar a criar pressão na barriga, então, quando chorar, é pouco provável que seja por dor. É mais provável que esse choro ajude o cocô a sair mais facilmente e talvez seja um pouco de frustração do bebê também.


Lembre-se que os bebês precisam aprender a fazer cocô de forma eficiente e isso pode levar um pouco de tempo, mas acabará acontecendo. Conforme o sistema digestivo do bebê amadurece, ele funciona com mais eficiência. Além disso, a comunicação do cérebro com o corpo do bebê também precisa amadurecer.


Como posso ajudar o meu bebê?

Você pode fazer bastante massagem na barriguinha dele. A massagem estimula o intestino, relaxa os músculos, mas também ajuda na comunicação do cérebro com o corpo por meio do desenvolvimento das terminações nervosas, que permite que as mensagens caminhem do corpo para o cérebro.

Dê sempre muito carinho! Assim, o seu bebê se sente mais seguro e acaba relaxando com mais facilidade.


O que não fazer, pois pode atrapalhar o desenvolvimento do seu bebê?

Evite a estimulação retal para o bebê fazer cocô. Costumo ouvir pais falando que receberam dicas para usar um lenço úmido em volta do ânus de seus bebês ou até mesmo um supositório para o bebê fazer cocô mais rápido Embora possa ajudar o bebê a fazer cocô, isso atrasa a aprendizagem e seu bebê pode lutar para fazer cocô sozinho por muito mais tempo.


É importante lembrar que a disquesia é questão de desenvolvimento do bebê e que se resolve com o tempo. Vejo sempre muitos pais ansiosos com seu bebê devido a esse comportamento. Conversamos bastante e trabalho muito para tranquilizá-los. Quando passa, eles percebem que foi uma fase mesmo e que o apoio ajudou muito!


Você está se sentindo frustrada quando seu bebê geme e se contorce para fazer cocô? Você sabia sobre a disquesia? O que você faz para relaxar seu bebê nessas horas? Conta para mim nos comentários?


Esse post é apenas informativo e não substitui a avaliação do pediatra. Não dê medicamentos sem prescrição médica para o seu bebê!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo