Minha História
Roberta Esteves Vieira de Castro
Meu nome é Roberta e meu grande sonho era ser pediatra. Às vezes, durante a minha infância, eu mudava de ideia e falava que seria professora, pianista, atleta, astronauta e muitas outras coisas, rsrsrs, mas voltava sempre a sonhar em ser “médica de crianças”. A minha grande inspiração foi o meu pediatra mesmo, que cuidou de mim e do meu irmão com muito carinho.
Terminei o segundo grau muito cedo, aos 16 anos, e tão nova já tinha essa responsabilidade, de decidir qual seria a profissão da minha vida. Mas eu tinha um grande objetivo: eu queria mesmo ser médica.
Foram dois anos de vestibular e, aos 17 anos, passei para a faculdade de Medicina! Durante o curso, passei por tantas áreas incríveis e confesso ter ficado com muitas dúvidas, mas ao final, meu coração falou mais alto: era pediatria a minha escolha.
Sou pediatra especializada em medicina intensiva pediátrica. Eu me formei em 2004 pela Faculdade de Medicina de Valença e fiz minha parte prática ao final da faculdade na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em Minas Gerais por 1 ano e meio. Assim que me formei, vim para o Rio de Janeiro, cheguei aqui em fevereiro de 2005. Fiz residência em Pediatria no Hospital Federal Cardoso Fontes com término em 2007, quando então ingressei em outra residência, dessa vez em Medicina Intensiva Pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Terminei essa especialização em 2009 e comecei a trabalhar somente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. De 2011 a 2013, eu fiz Mestrado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e de 2013 a 2018 eu cursei Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalho.
Minha linha de pesquisa é sedação, analgesia (tratamento da dor) e delirium em crianças internadas, principalmente em UTI. Comecei a me interessar pelo assunto em 2008, após assistir a uma palestra em Salvador sobre delirium em idosos graves e fiquei bastante intrigada, pois crianças podem ficar graves também e descobri que quase ninguém estuda isso em pediatria! Aqui no Brasil, sou uma das poucas pesquisadoras que estuda delirium em crianças. Sinto-me abençoada por poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pequenos que precisam ficar internados… Viajei bastante mundo afora para congressos e cursos para entender mais sobre o quadro e, quando olho para trás, fico muito orgulhosa do quanto aprendi e tenho contribuído para a Medicina Intensiva Pediátrica brasileira.
Sempre quis dar aulas e fazer pesquisas. Minhas experiências na área acadêmica e também trabalhando em UTI e com a publicação de inúmeros textos médicos me estimularam a iniciar os trabalhos em consultório, dessa vez com foco em uma medicina mais preventiva. Estou extremamente feliz em poder compartilhar com vocês informações com base em muito estudo e evidências científicas. Esse site foi preparado com muito carinho, para que as famílias possam ler e reler quantas vezes precisarem. Tudo o que está nele é bastante conversado nas nossas consultas. Eu acredito que, quando uma mãe se sente mais segura e está bem orientada quanto aos cuidados com seu bebê, pode aproveitar muito mais seu filho e a maternidade se torna mais leve.
Meu Currículo
Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes (2005-2007).
Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (2007-2009).
Mestra em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal Fluminense (Linha de Pesquisa: Saúde da Criança e do Adolescente) (2011-2013).
Doutora em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014-2018).
Aperfeiçoamento em neurointensivismo pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) (2019).
Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ (desde 2012).
Professora adjunta de Pediatria da Escola de Medicina Souza Marques (desde 2020).
Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro, com publicações científicas em revistas conceituadas na área médica.
Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá (outubro/2010).
Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB (2020-2022) e da Sociedad Latino Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) (2020-2022).
Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) (desde 2020) – único membro latino-americano.
Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) (desde 2018), grupo vinculado à ADS.
Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) (desde 2019).
Editora médica de pediatria do portal Pebmed, tendo escrito mais de 500 textos médicos, além de editar textos de outros pediatras e participar de podcasts e vídeos do portal (desde 2019).
Consultora de sono pelo Instituto Assessoria Mamãe (São Paulo) e de amamentação pelos cursos Bianca Balassiano.
Disponível também em: Lattes
Roberta Esteves Vieira de Castro | CRM 5278333-1 PEDIUM SERVICOS MEDICOS LTDA | CNPJ 42.855.949/0001-13 | R. Eurico P Alves, 134, Pentagna, Valença – RJ, 27600-000