
Você não precisa cortar as unhas do bebê com muita frequência
mas elas crescem muito rápido, então você pode apará-las conforme necessário, usando uma tesoura ou um cortador de unhas (todos os dois para bebês).
As unhas dos bebês recém-nascidos devem ser mantidas sempre curtinhas e limpas, para evitar que eles se machuquem. O corte mais adequado é em linha reta, com pouca profundidade. Cuidado para não fazer um corte convexo, pois essa é a causa mais frequente de unha encravada!
Como as unhas dos bebês têm uma tendência a serem mais fininhas, podem ficar com umas arestas sobrando e ficarem mais irregulares também na sua parte mais distal. Com isso, a unha pode acabar agarrando nos tecidos.
Dessa forma, uma lixa suave (polidor de unhas para bebês)
pode ser usada delicadamente para diminuir esse risco da unha ficar agarrada nas roupas e etc. Atenção deve ser dada ao hiponíquio (“sabugo”): ele pode ser mais grudadinho na porção distal da unha. É importante que os pais saibam desse detalhe para evitar qualquer tipo de acidente durante o corte
Esses episódios geralmente ocorrem à noite, quando os próprios pais costumam estar bem cansados. Os episódios de cólica geralmente atingem o pico quando a criança tem cerca 15 dias de vida e diminuem significativamente após os 4 a 5 meses de idade, podendo se estender por, no máximo, 6 meses. O pico de incidência é aos 45 dias de vida.
De um modo geral, 1 bebê em cada 5 preenche os critérios de cólica infantil com uma idade de seis semanas. Embora o choro excessivo desapareça com o tempo, controlar as cólicas pode ser um processo muito estressante, mas você pode tomar algumas medidas que podem diminuir a gravidade e a duração dos episódios de cólica, aliviar seu próprio estresse e aumentar a sua confiança na conexão com o seu bebê.
O Corte Adequado das Unhas

Tente cortar as unhas do seu bebê quando ele estiver dormindo, calmo ou sonolento. Algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:
1- Certifique-se que o ambiente esteja com bastante luz, para que você possa enxergar bem;
2- Chame outra pessoa para te ajudar – uma segura seu bebê enquanto a outra apara as unhas;
3-Puxe suavemente o dedo do seu bebê para longe da unha para evitar cortar a pele;
4-Apare as unhas em linha reta para evitar unhas encravadas.
Dicas para manter seu bebê feliz enquanto você corta as unhas dele:
1- Fale com calma ou cante para seu bebê;
2- Tente distraí-lo com um brinquedo ou uma atividade (isso geralmente funciona bem com bebês mais velhos);
3- Envolva seu bebê na atividade, fazendo disso uma brincadeira;
4- Elogie seu bebê por ajudá-la a terminar (isso pode ajudá-los a se sentirem bem em relação ao trabalho realizado).
OBS: Se você acidentalmente cortar a pele do bebê e sangrar, pressione suavemente uma toalhinha limpa ou uma toalha de papel limpa no corte até que o sangramento pare. Não coloque um curativo porque seu bebê pode colocá-lo na boca. Se você não estiver confortável com isso e/ou se estiver sangrando muito, comunique o pediatra do seu bebê e leve-o para atendimento médico.
Referências
veja um pouco mais do meu trabalho
1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. “Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido”. 2019-2021.
Disponível em: https://www.sbp.com.br
Acesso em: 08/09/2021
2. RAISING CHILDREN. “Trimming baby nails”. 2020.
Disponível em: https://raisingchildren.net.au/babies/health-daily-care/hygiene-keeping-clean/trimming-nails
Acesso em: 08/09/2021
3. Foto: Canva
Roberta Esteves Vieira de Castro | CRM 5278333-1 PEDIUM SERVICOS MEDICOS LTDA | CNPJ 42.855.949/0001-13 | R. Eurico P Alves, 134, Pentagna, Valença – RJ, 27600-000